Coisas de Menininhas

10 mitos da compra online

Posted on: 6 janeiro 2010

Com tanta tecnologia presente na realidade atual, é difícil não haver dúvidas sobre a compra online. E é por isso que apresentamos 10 belos mitos do e-commerce:

01) “Não quero comprar nada na internet porque dizem que não é seguro utilizar cartão de crédito”. Procure um site que seja seguro e famoso. Mas, se as dúvidas persistirem, também dá pra pagar com o saldo da PagSeguro, boleto bancário, cheque ou o melhor: por cobrança – ou seja, você paga apenas quando a encomenda chegar em sua casa ou nos correios.

02) “E-commerce é coisa pra jovens“. Engana-se quem pensa isso. Atualmente há conteúdos exclusivos para pessoas da terceira idade e os adultos estão tão presentes quanto os jovens.

03) “Dizem que há pessoas que compraram e não receberam o produto”. Com certeza, o site não é lá muito confiável. Procure lojas que tenham certificados e seguro, mas que também sejam conhecidas nacionalmente ou internacionalmente, isso gera mais credibilidade. Segundo o Índice e-bit/PwC de Comércio Eletrônico no Brasil, em pesquisa realizada em dezembro de 2003, 69% dos consumidores ficaram muito satisfeitos com o prazo de entrega de suas compras realizadas pela Internet.

04) “Comprei um produto e ele demorou horrores pra chegar.” Será que foi verificado se o produto chegou no prazo estimado (ou perto disso) e você não ficou um pouco apressadinha? Pode ser também que tenha ocorrido algum problema e você tenha que buscar a encomenda nos correios ou que o site tenha entrega em horários limitados (por exemplo, não entregam de noite ou –fins-de-semana). Caso não, hesite em voltar a utilizar o serviço em questão.

05) As lojas virtuais só entregam nos grandes centros urbanos. Mito! 86% das lojas online entregam em todo o Brasil.

06) “Os consumidores virtuais estão desprotegidos porque não existe uma lei para socorrer o consumidor online”. Segundo o Procon, o Código de Defesa do Consumidor continua sendo totalmente aplicável às dúvidas do comércio online.

07) “E se o produto que eu quero é provável? Corro o risco de não servir e não poder fazer nada?” Verifique quais são as lojas seguras que oferecem serviço de troca antes de sair fazendo compras. Há links geralmente chamados “políticas de se segurança e privacidade’’. Caso não encontre, o melhor é tentar pela sorte ou reservar as suas compras online para produtos não prováveis (cd’s, livros, eletrônicos, etc).

08) “Os meus dados vão circular por todos os lados e eu nunca mais vou ter sossego”. Que mania de perseguição hehe. Bom, sempre tem aqueles malas que te enviarão propagandas sem a sua solicitação, mas ninguém vai te perseguir pro resto da sua vida. O que você pode fazer se tiver dúvidas na hora de realizar a sua compra, é de certificar-se no site da loja, quais são os termos em que podem ser utilizados os seus dados pessoais, caso não lhe agrade, procure outra loja. Com certeza a maioria das pessoas não lêem termos e contratos.

09) “Na internet, é tudo mais barato.” Errado. O que a Internet permite é, muitas vezes, encontrarmos produtos ou serviços que, de outra forma, seria impossível obter. Mas o fator preço nem sempre é decisivo. Muitas vezes o preço é menor na rede para que possa ser calculado o valor do frete e a pessoa não tenha que pagar um preço absurdo pelo produto que quer. Mas, o que atrai os consumidores para a rede são os descontos e promoções que raramente vemos em lojas físicas.

10) “Se eu passar horas vasculhando todas as lojas virtuais, encontrarei o melhor preço”. Belo mito. Bons sites de compra online oferecem o serviço de comparação de preços, ou seja, você confere diversos preços e lojas para um mesmo produto e escolhe o que mais lhe couber. Passar horas navegando na rede, não te fará encontrar o melhor preço, pois o valor do frete pode ser maior do que outros sites.

Conversamos com alguns consumidores. O que eles têm a dizer?

Para Thaís Chaves (22), do Rio de Janeiro, que até hoje só realizou compras de ingressos para shows e teatro na rede, não há reclamações a serem feitas. “As vezes pode demorar um pouquinho, mas a encomenda sempre chega”.

Para Marcela Duarte (16), de Minas Gerais, que consome diversos tipos de produtos em sites nacionais e internacionais, é tudo uma questão de encontrar a melhor loja e condições, sobre a entrega, ela afirma: “chega até antes mesmo do prazo”.

Procuramos também os meninos: “Nunca tive medo de consumir produtos prováveis, como roupas e calçados, mas nunca tive interesse, creio que por falta de uma variedade maior e não por medo de não servir e não poder trocar’, no mais, nunca tive problemas também”, afirmou Felipe Silva (15), do Paraná.

Se lhe interessa realizar compras online, mas não sabe quais lojas são interessantes e confiáveis, não desista, nós temos algumas opções pra você: Buscapé, Bondfaro, Submarino.

Anúncios

1 Response to "10 mitos da compra online"

Eu sempre fui um pouco receosa com compras virtuais, mas depois de me mostrarem que não há motivos pra ficar apavorada vi que estava exagerando, hehe. Sou sempre cautelosa e raramente compro em sites que não conheço ou são pouco populares. Seu post foi bem legal, Roberta. Tomara que aos poucos os brasileiros se acostumem mais e mais com a comodidade que a compra online oferece.

Meus favoritos:
http://www.submarino.com.br/
http://www.buscape.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: