Coisas de Menininhas

Qual é a origem das fantasias de festa?

Posted on: 21 janeiro 2010

exemplo de fantasias para halloween

Como todo bom brasileiro curte uma “festinha”, não é atoa que as comemorações de Carnaval se tornaram super famosas no Rio de Janeiro a nível mundial, apesar de a sua origem ser, na verdade, italiana. A comemoração que surgiu por volta de 1870 e geralmente acontece no mês de Fevereiro, se trata de um evento que iniciou na época da Idade Média, aonde as pessoas trajavam fantasias, máscaras e acessórios feitos à mão e bem decorados e agiam de forma que jamais fariam no seu dia-a-dia. Em resumo, soltavam a franga mesmo!

Com o sucesso do Carnaval, as festas à fantasia passaram a ser cada vez mais frequentes e não necessariamente ocorriam em Fevereiro. Com isso, o número de festas do estilo se proliferaram a nível mundial, surgindo diversos tipos de comemorações. Uma delas é o Halloween – dia das bruxas – aonde os convidados devem trajar fantasia de bruxa para comer doces. A prática se tornou muito comum nos Estados Unidos, movimentando muito dinheiro no mês em que é realizada: Outubro.

A partir dessas datas comemorativas, as pessoas buscaram outras motivações para realizar novas festas à fantasia. Hoje em dia qualquer motivo ou até mesmo uma festa de aniversário propoem temáticas para que os convidados compareçam vestindo algum tipo de fantasia ou encarnando algum personagem da música, teatro, cinema, desenhos animado e televisão. São encontros divertidos e tradicionais que já fazem parte da história de muitos países, como o Brasil.

Assim que já sabem meninas: se for aniversariante no mês de Janeiro ou qualquer outro mês do ano, essa pode ser a sua temática para uma festa irreverente. As fantasias e artigos para festa podem ser encontrados em lojas como a Folias e Fantasias. A temática também pode ser roupas de uma só cor (rosa, preto, branco, cor fluorescente)  ou ao maior estilo clubber, com roupas super coloridas e até mesmo brincando com os acessórios ou usando o par de tênis de cores e marcas diferentes. Solte a sua criatividade!! É o que vale.

Anúncios

2 Respostas to "Qual é a origem das fantasias de festa?"

Muito interessante o seu blog.

E complementando: as fantasias mais comuns em uma festa hoje em dia são de piratas, bruxas, vampiros, princesas, havaianas, policial e pânico.

Muita gente usa isso como base para criar uma fantasia mais original, para ser a única da festa. E por isso surgem fantasias bem bizarras, já vi gente de grama, de embalagem de produto, de programa de computador, mas o que vale é a criatividade né rsrs. O que vêm dando muito certo ultimamente é encarnar um personagem da ficção ou alguma personalidade da mídia..

As festas à fantasia mudaram totalmente o conceito original, como no carnaval e halloween.

Bem legal mesmo a matéria rsrs. Volta e meia meus amigos fazem festas de níver temáticas, daí já sabe né, se torna quase uma competição da fantasia mais criativa hehe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: